Novidades

Você sabe o que faz um fonoaudiólogo?

No mês de dezembro é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, profissional que é o responsável pela avaliação, prevenção, habilitação e/ou reabilitação da linguagem humana, no que se refere à audição, fala e escrita.

Conhecida como a ciência que estuda distúrbios da comunicação, a Fonoaudiologia é capaz de tratar grande parte dos problemas de fala, linguagem e audição. Por conta de todos esses benefícios, os fonoaudiólogos estão cada vez mais presentes nos ambientes hospitalares, quando se tem uma equipe multidisciplinar. Esse profissional é importante desde o nascimento do bebê, para corrigir disfunções de sucção, mastigação, respiração e deglutição. É o responsável pelos diversos tratamentos e reabilitações dessa natureza, em todas as faixas etárias.

De acordo com a fonoaudióloga do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Agnes Roberta de Oliveira Taketomi,  a fonoaudiologia é importante, também, dentro do ambiente hospitalar. “Atuamos com paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirurgia, dando todo o respaldo técnico e prático à equipe multidisciplinar. Nossa função é tentar diminuir ou minimizar as sequelas que a patologia base pode ocasionar”, explica.

“Nossa intervenção inicia-se tão logo os sinais vitais do paciente estejam restabelecidos pela equipe médica que o assiste”, completa.

Quando se pensa no ambiente hospitalar, em especial no Santa Genoveva, segundo Agnes Roberta, estão incluídos todos os pacientes, embora a maior parte dos atendimentos fonoaudiólogos sejam realizados em idosos e adultos.

“Nossa função dentro do hospital é auxiliar no tratamento fonoaudiológico em casos de disfagias, câncer de cabeça e pescoço, atuar em pacientes com doenças neuromusculares, bem como fazer a triagem auditiva neonatal, fissuras labiopalatais e ainda identificar e atuar nas alterações das dinâmicas de deglutição”, finaliza Agnes Roberta.

Compartilhar