Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento do Santa Genoveva Complexo Hospitalar destaca-se como Centro de Excelência do Triângulo Mineiro, reunindo diversos serviços e unidades para diagnósticos e tratamentos de doenças. A equipe é rápida, eficaz e altamente preparada para atender qualquer tipo de emergência/urgência 24 horas por dia.
Os atendimentos são feitos por ordem de classificação de risco. A triagem é realizada por enfermeiro qualificado e certificado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Riscos (GBCR), a partir de uma entrevista e observação rápida dos sinais e sintomas do paciente, determinando o nível de urgência de forma objetiva e sistematizada. Em seguida, o atendimento médico é realizado de acordo com a prioridade clínica estabelecida.
No Sistema de Triagem Manchester os riscos são classificados e separados por cinco cores:
- Vermelho: Emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.
- Laranja: Muito urgente. Caso grave, com necessidade de atendimento em até 10 minutos e risco significativo.
- Amarelo: Urgente. Caso de gravidade moderada, com necessidade de atendimento em até 60 minutos, sem risco imediato.
- Verde: Pouco urgente. Caso para atendimento preferencial e, até 120 minutos, para atenção primária.
- Azul: Não urgente. Caso para atendimento na Unidade de Saúde em até 240 minutos. Este poderá aguardar por atendimento.