Novidades

Que tal um solzinho? Conheça os benefícios da Vitamina D

O apelido “Vitamina do Sol” exprime, de forma bastante clara, a importância da Vitamina D para todos nós, seres humanos. Dentre suas inúmeras funções, é fundamental sua capacidade de auxiliar na imunidade e na prevenção de infecções respiratórias. Além disso, regula o cálcio e o fósforo na corrente sanguínea, e é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Mais ainda, é importante no processo de divisão celular e do funcionamento muscular. Dessa maneira, ficam evidentes os benefícios da Vitamina D e o alerta sobre os riscos de sua deficiência no organismo.

(Reprodução: Unsplash)

Mas o que é a Vitamina D?

Mais do que uma vitamina, esse nutriente é considerado também um pré-hormônio. Ou seja, é um elemento que estimula o próprio corpo a produzir um hormônio. Enquanto vitaminas são obtidas pela alimentação, os hormônios são produzidos por glândulas ou neurônios.

Embora a Vitamina D seja sintetizada pelo nosso organismo, ela ainda depende da ação de uma enzima para agir. Dessa forma, não chega a ser um hormônio propriamente dito, mas um pré-hormônio. Com efeito, o cálcio, sintetizado pela pele, é metabolizado no fígado e nos rins, para se transformar na vitamina ativa.

Assim, a Vitamina D, em sua quase totalidade, começa a ser produzida na pele, no contato com a luz solar. Contudo, esse processo acontece nos horários de maior intensidade dos raios solares, ou seja, em torno do meio-dia. Muitas pessoas, entretanto, evitam a exposição ao sol nesse período, dificultando a produção e, consequentemente, os benefícios da Vitamina D. 

Benefícios da Vitamina D no organismo

Além de ser produzida na pele, durante a absorção da luz solar, a Vitamina D também pode ser suplementada. Alguns alimentos podem ser consumidos, adicionalmente, para a obtenção da Vitamina D. Os principais são: 

  • Peixes gordos, como salmão;
  • Óleo de fígado de peixe;
  • Fígado bovino;
  • Queijos e leite industrializados fortificados;
  • Gema de ovos;
  • Carnes;
  • Cogumelos.

Os benefícios da Vitamina D incluem, desde a regulação das funções respiratórias, até o funcionamento e manutenção de alguns sistemas.

Benefícios da Vitamina D na absorção do Cálcio e do Fósforo

Esses são os minerais mais abundantes no corpo humano, o cálcio em maior quantidade e o fósforo em segundo lugar. Na ausência da Vitamina D, somente um percentual de cinco a dez por cento do cálcio da dieta é absorvido. Já no caso do fósforo, apenas sessenta por cento do mineral é aproveitado.

A Vitamina D é, então, imprescindível para regular o metabolismo desses minerais. Sendo assim, é absolutamente necessária para a formação adequada da matriz mineral óssea. Por esse motivo, mesmo quando existe alta ingestão de cálcio, o mineral é inútil, quando há deficiência de Vitamina D.

Benefícios da Vitamina D para a formação de Ossos e Dentes

A formação dos tecidos duros do corpo depende da combinação de cálcio e fósforo. No entanto, não basta apenas ter uma dieta rica nesses minerais, se não houver Vitamina D suficiente para sua absorção. A presença desse pré-hormônio no sangue é indispensável para estimular a formação e o fortalecimento das células ósseas.

Da mesma maneira, possibilita que os efeitos do cálcio sobre a densidade mineral óssea reduzam a perda do tecido. Dessa forma, auxilia na prevenção da osteoporose, especialmente em mulheres, e diminui a incidência de fraturas em idosos. Por outro lado, a insuficiência de Vitamina D e cálcio pode interferir também no metabolismo da glicose.

Benefícios da Vitamina D no funcionamento do Sistema Muscular

Os músculos do corpo, inclusive o coração, recebem um excelente estímulo do cálcio e da Vitamina D, para seu funcionamento. Além de contribuírem para a formação das células estruturais dos músculos, atuam para garantir a contração adequada das fibras musculares. Como resultado, proporcionam mais flexibilidade e segurança nos movimentos e na prática de exercícios.

A Vitamina D tem, assim, influência no controle das contrações do coração e do bombeamento de sangue para o corpo. Em outras palavras, contribui com o funcionamento de todo tipo de massa muscular, tanto em qualidade quanto em quantidade. Bem como é importante no processo de regeneração muscular, já que participa da constituição das células do tecido.

Benefícios da Vitamina D no funcionamento do Sistema Imune

Durante o período de pandemia, por exemplo, passamos a ter mais consciência sobre preservação e controle da imunidade do organismo. De fato, as infecções respiratórias são implacáveis com a baixa imunidade. A Vitamina D é altamente benéfica para o sistema imunológico, porque suas células, a exemplo dos linfócitos, possuem receptores específicos.

Desse modo, atua na imunidade inata, ou seja, na proliferação das células de defesa, e na adquirida. Esta última compreende, em suma, a produção de anticorpos e o controle de liberação de substâncias inflamatórias. Como a função do sistema imunológico é defender o corpo, a Vitamina D é, em contrapartida, responsável pela sua regulação.

Como identificar a deficiência de Vitamina D?

Os sintomas característicos da falta de Vitamina D incluem:

  • Baixa imunidade;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Dores nas costas e nos ossos;
  • Desânimo constante;
  • Problemas de cicatrização;
  • Perda de cabelo;
  • Dor muscular.

Nesses casos, pode ser necessário adequar a rotina diária e, talvez, implementar a ingestão suplementar da Vitamina D. Entretanto, é indispensável uma avaliação profissional para avaliar os sintomas e prescrever as orientações.

Conte com o Mater Dei Santa Genoveva, que possui estrutura completa e profissionais qualificados para atender você e sua família.

 

Compartilhar