Proteja-se das doenças respiratórias neste inverno
Com a chegada do inverno, é importante estar atento aos cuidados necessários para proteger a saúde respiratória. Durante a estação, vírus como o da COVID-19, da gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR) são mais comuns e podem causar doenças graves em algumas pessoas. Portanto, saber como agir, caso se sinta indisposto, é fundamental.
É importante destacar que pessoas de todas as idades podem contrair COVID-19, gripe e VSR, e todos esses vírus têm sintomas semelhantes. Alguns desses sintomas incluem:
Febre ou sensação de febre/calafrios
- Tosse
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga
- Dor de garganta
- Nariz escorrendo ou entupido
- Dores musculares ou no corpo
- Dor de cabeça
- Vômitos
- Diarreia
- Alteração ou perda de paladar e olfato
VSR
Os sintomas do VSR geralmente começam dentro de quatro a seis dias após a infecção e podem se manifestar em etapas, não de uma só vez. As queixas mais comuns incluem: nariz escorrendo, diminuição do apetite, tosse, espirros, febre e chiado. É importante observar que bebês com menos de seis meses de idade podem apresentar um conjunto diferente de sintomas, como irritabilidade, diminuição da atividade e do apetite, e dificuldade para respirar.
Caso apresente sintomas, é fundamental buscar orientação médica e seguir as recomendações do profissional de saúde.
Prevenção
Além das orientações médicas, existem medidas que podemos adotar para evitar a propagação de vírus, tanto quando estamos saudáveis, quanto quando estamos doentes. Entre elas estão: evitar contato próximo com pessoas doentes, permanecer em casa quando estiver doente (exceto para buscar cuidados médicos), cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com frequência, evitar tocar os olhos, nariz e boca, e limpar e desinfetar superfícies frequentemente tocadas.
“Vale sempre lembrar a importância de manter ambientes arejados, pois diminui a concentração de micro-organismos no ar. E continuar com os cuidados de lavagem de mãos, uso de máscara, estar com as vacinas atualizadas, dormir e alimentar-se bem”, diz o pneumologista Emilio Oliveira, do Mater Dei Santa Genoveva.
Mesmo se alguém testar positivo para COVID-19, mas não apresentar sintomas, ainda é possível transmitir o vírus. Portanto, a vacinação continua sendo uma ferramenta fundamental para prevenir e reduzir a gravidade da COVID-19 e da gripe. Neste inverno, cuide da saúde respiratória e adote medidas de prevenção. Proteja-se e proteja os outros, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável.