Mexa-se! A importância da atividade física para a nossa saúde
Muito além da perda de peso, uma rotina de atividades físicas está relacionada ao bem estar e à prevenção de doenças. Assim como hipertensão e diabetes, doenças das articulações, músculos e da coluna podem ser prevenidas pela prática de exercícios físicos. Mas, acima de tudo, a importância da atividade física para o ser humano está na melhoria da qualidade de vida.
Conheça a importância da atividade física para a saúde
Os benefícios da atividade física para a saúde são enormes, começando pelo aumento da energia e da disposição para as tarefas cotidianas. Mais do que isso, a prática de atividade física regular promove melhor condicionamento mental e mais concentração, além de:
- Melhoria da postura corporal;
- Combate ao excesso de peso e de acúmulo de gordura;
- Diminuição da propensão às doenças cardíacas;
- Melhoria do tônus muscular;
- Redução do estresse e da indisposição;
- Aumento da elasticidade e da flexibilidade;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Redução dos índices de colesterol;
- Aumento da autoestima, da qualidade e da expectativa de vida.
Recomenda-se que os adultos saudáveis pratiquem, pelo menos, 30 minutos por dia de atividade física aeróbica de intensidade moderada. Essa prática é, aliás, muito importante para prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas, AVC, infarto, osteoporose, dentre outras. Contudo, é preciso compreender que os benefícios vêm ao longo do tempo, sendo necessário ter foco e perseverança.
Fase de desenvolvimento: a importância da atividade física na infância
Para a criança, as atividades físicas recreativas, de preferência ao ar livre, são fundamentais, desde os primeiros anos de vida. De fato, brincadeiras como pega-pega, amarelinha, pula corda, jogos de bola, bicicleta e natação, por exemplo, são excelentes alternativas.
Dessa maneira, torna-se muito mais fácil reduzir o risco de obesidade, prevenir doenças e promover o incremento da massa osteomuscular. Além disso, a prática de atividade física estimula a criação de hábitos saudáveis, promove interação social e propicia benefícios psicológicos.
Entretanto, para os esportes regulares, é indicado procurar um pediatra, para avaliação e acompanhamento da criança. O profissional estará capacitado para dar as orientações necessárias sobre nutrição, hidratação, fotoproteção e, sobretudo, prevenção de sobrecargas.
Tempo de mudanças: a importância da atividade física na adolescência
Nesta fase de diversas mudanças, tanto físicas, como emocionais e comportamentais, os exercícios físicos ajudam a extravasar e equilibrar. Para os adolescentes, na verdade, a prática de atividade física deve ser prioridade, pois traz benefícios como:
- Controle dos hormônios;
- Afastamento dos vícios e promoção de hábitos saudáveis;
- Combate à obesidade;
- Aumento da massa magra;
- Melhoria na coordenação motora.
Nesse sentido, quanto mais variadas as atividades, mais diversificação de estímulos e, consequentemente, maior repertório motor. Por outro lado, as atividades físicas coletivas promovem a socialização e a integração, melhorando as interações sociais. Afinal, a adolescência é marcada por um turbilhão de emoções, que podem, assim, ser canalizadas pela prática de atividades físicas.
Terceira idade: mantendo a qualidade de vida
Muito embora o envelhecimento seja um processo inevitável, a velhice não precisa trazer sofrimento e limitações. Sem dúvida, os avanços na medicina têm permitido um final de vida muito mais tranquilo e controlado. Porém, idosos que praticam atividade física regularmente podem ter muito mais do que isso, pois as vantagens são inúmeras, como:
- Prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares;
- Auxílio no controle da diabetes e das artrites;
- Fortalecimento muscular;
- Manutenção da densidade óssea;
- Prevenção da osteoporose;
- Diminuição da tensão muscular;
- Melhoria na qualidade do sono;
- Bem estar físico e mental.
Além disso, a importância da atividade física nessa fase provém também da melhoria do equilíbrio, velocidade, reflexo, e da digestão. Tudo isso, de tal forma a promover diminuição da depressão, ampliar as perspectivas, melhorar o humor e propiciar qualidade de vida. Sem dúvida, um estilo de vida ativo é fator determinante para um envelhecimento saudável e equilibrado.
Saúde por toda a vida: mexa-se com cuidado e responsabilidade
Com toda a certeza, é enorme a importância da atividade física para a saúde. Entretanto, antes de iniciar um programa de atividade física, é essencial consultar um médico de confiança e conhecer os limites do corpo. Para os treinos, as orientações de um profissional de educação física também são muito indicadas. Por fim, é preciso encontrar uma atividade que realmente proporcione prazer, para reduzir, assim, os riscos de auto sabotagem.
O Mater Dei Santa Genoveva possui profissionais capacitados e uma estrutura completa para atender você, quando precisar. Mas nós preferimos que você valorize a importância da atividade física para a sua saúde e se mantenha sempre saudável. Mexa-se!