Médico do Santa Genoveva realiza pesquisa inovadora
Uma pesquisa inédita foi realizada pelo ginecologista e especialista em reprodução humana, Dr. José Pires. O médico, que faz parte do corpo clínico do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, apresentou o estudo no dia 14/10/2020, durante a defesa de sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Segundo o médico, existe uma grande dificuldade ética em fazer estudos usando material humano, por isso o material animal é utilizado comparativamente. “Nesse estudo utilizamos oócitos bovinos com e sem cúmulos. Isso, associado com matriz de colágeno em um sistema de cultura 3D, com o objetivo de melhorar os resultados na maturação dos óvulos in vitro“, afirma.
Assim, os resultados deste estudo permitem concluir que: 1) a presença das células do cúmulos é essencial para o processo de maturação de oócitos bovinos; 2) o sistema de cultura em matriz de colágeno tridimensional é favorável ao processo de maturação de oócitos bovinos. Mais estudos são necessários para viabilizar o uso de membranas no processo de produção in vitro de embriões.
Aplicação do estudo
A matriz de colágeno já era pesquisada para desenvolvimento de células-tronco e, nessa pesquisa inédita, passou a ser estudada para maturação de oócitos bovinos. Neste estudo foi possível analisar a influência do uso da matriz de colágeno na maturação de oócitos bovinos e acender uma luz. Isso, para que, aplicado a estudos futuros possam tornar possível uma aplicação na prática da medicina reprodutiva humana, diminuindo o uso medicamentos e o tempo de estímulo ovariano, nos tratamentos de fertilização in vitro. “Publicação anterior já demonstrou que matriz foi colocada em folículos primários e facilitaram os seus desenvolvimentos”, explica Dr. José Pires.
O hospital
Com mais de quatro décadas de história, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar segue investindo em inovação para responder às demandas das novas gerações. Nesse período, vem promovendo a saúde, em amplo sentido, mantendo a tradição de pioneirismo preservada desde a fundação, em 1975. Além disso, sempre se destacou como um hospital pioneiro, trazendo para Uberlândia o que há de mais moderno em medicina.
O Santa Genoveva Complexo Hospitalar conta com um corpo clínico que trabalha com excelência em todas as áreas da medicina e com uma preocupação ímpar com o bem-estar do paciente. Além disso, busca constante por conhecimento, bem como as publicações científicas realizadas pelos médicos do corpo clínico, faz do hospital um centro de excelência e fonte de pesquisas.