Energia sustentável: Hospital de Uberlândia implanta usina fotovoltaica
Acompanhando a tendência mundial, nos últimos tempos foram lançados vários modelos de veículos elétricos no Brasil. Isso significa que os pontos de recargas passaram a ser fator importante para esses novos usuários, ao analisar trajetos. Por isso, pensando em atender cada vez melhor a população, e focado no uso de energia sustentável, no mês de maio, foi inaugurada no estacionamento do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, uma estação de recarga de energia elétrica automotiva. Assim, o Santa Genoveva passa a ser o primeiro hospital do Triângulo Mineiro a contar com um ponto de recarga de energia para atendimento aos seus clientes.
A nova unidade de recarga foi possível pela parceria celebrada entre o hospital e a Inovati Solar, fornecedora de energia fotovoltaica.
“O Santa Genoveva procura sempre se manter à frente nas inovações e, quando o assunto é meio ambiente, isso é feito ainda com mais zelo. Diante disso, o hospital faz uso de fontes de energia sustentável com resultados muito expressivos”, afirma o presidente do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Dr. Afonso.
Neste caso, o ponto de recarga é oriundo do sistema de captação fotovoltaica que, além de alimentar a demanda de energia elétrica do hospital, através da usina instalada, também permite o fornecimento de energia para alimentar sistemas de mobilidade elétricos. O tempo de recarga dos veículos é estabelecido pelo fabricante e pode variar entre duas e oito horas.
Segundo o presidente do hospital, o serviço é gratuito e tem entre seus objetivos apoiar a utilização de fontes de energia renováveis. “Como a usina foi instalada em parceria com a Inovati Solar e todos os equipamentos foram instalados sobre a estrutura predial do hospital na forma de locação, não houve desembolso adicional. Nosso foco é disponibilizar uma fonte de recarga enquanto o paciente aguarda atendimento dentro da estrutura do hospital”, explica Dr. Afonso.
Valorização do meio ambiente
Considerada uma energia de fonte renovável, a energia fotovoltaica não traz prejuízos ao meio ambiente e, sobretudo, evita o desmatamento.
Nesse sentido, para se ter uma ideia, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar já produziu de janeiro a maio de 2021, 92 mil quilowatts-hora. Isso significa que foi evitado o corte de 5.300 árvores desde o início da geração de energia fotovoltaica no Hospital.
“Essa analogia é feita ao comparar a energia gerada, se fossemos produzir essa mesma quantidade de quilowatts-hora com termoelétricas”, comenta Dr. Afonso.
Onde fica?
O estacionamento com ponto para recarga de veículos elétricos está localizado na Av. Vasconcelos Costa, 962 e conta com serviço de manobristas na recepção principal. Também pode ser acessado diretamente pela Av. Vasconcelos Costa, 1110.
O Complexo Hospitalar
Com mais de quatro décadas de história, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar segue investindo em inovação para responder às demandas das novas gerações, promovendo a saúde, em amplo sentido, e mantendo a tradição de pioneirismo preservada desde a fundação, em 1975.
O hospital, que sempre se destacou como pioneiro, conta com um corpo clínico que trabalha com excelência em todas as áreas da medicina e com uma preocupação ímpar com o bem-estar do paciente.