Dezembro Vermelho: preserve a saúde e viva sem preconceito!
Dezembro é marcado pela mobilização contra o vírus HIV, a Aids e outras IST’s, ou infecções sexualmente transmissíveis. A campanha Dezembro Vermelho, no Brasil, foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. É um alerta para a prevenção e cuidados relacionados ao HIV, como assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
As pessoas que passaram por situações de risco envolvendo sexo sem proteção ou acidente ocupacional, devem procurar atendimento ambulatorial. Caso tenha ocorrido contato com o HIV, o tratamento para Profilaxia Pós Exposição (PEP) deve começar imediatamente.
A campanha Dezembro Vermelho é de esclarecimento
É importante que as pessoas compreendam que o HIV é o vírus e Aids é a doença. Nem todas as pessoas que contraem o vírus desenvolvem a doença. Mas, para ter a doença, é necessário estar contaminado com o vírus. O HIV está presente em algumas secreções do corpo, como:
- Esperma;
- Secreção vaginal;
- Líquido amniótico, isto é, o fluido que envolve o bebê durante a gestação;
- Leite materno;
- Líquido que banha o cérebro.
Por outro lado, é fundamental destacar que os outros líquidos corporais não são infectantes. São eles: a urina, as fezes, as lágrimas, a saliva e o suor. Sendo assim, talheres, copos, pratos, aperto de mão e abraço, não transmitem o vírus. Além disso, a pele integra não passa HIV. Veja, portanto, outras situações que estão livres da transmissão:
- Sexo seguro, ou seja, quando se usa corretamente a camisinha;
- Masturbação a dois;
- Beijo no rosto ou na boca;
- Picada de inseto;
- Sabonetes, toalhas ou lençóis;
- Assento de ônibus;
- Piscina;
- Banheiro;
- Doação de sangue;
- Pelo ar.
A orientação em casos de contaminação é foco
Nos casos onde há a possibilidade de contágio pelo vírus HIV, o atendimento é considerado de urgência. Esse contato pode ter acontecido através de uma violência sexual, sexo desprotegido ou um acidente. Este último pode acontecer, por exemplo, no manuseio de instrumentos perfurantes ou cortantes.
O tratamento deve ser iniciado logo após a exposição, de 2 a 72 horas depois, para que funcione. A indicação deve ser feita por um médico e deve começar o mais cedo possível. A PEP, ou seja, a profilaxia, consiste no uso de medicamentos para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV.
O Dezembro Vermelho alerta também para outras IST’s
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. As IST’s são transmitidas, preferencialmente, pela relação sexual sem preservativo. Podem, também, ser passadas de mãe para filho, durante a gestação, no parto ou na amamentação. Além disso, a transmissão pode ocorrer, com menos frequência, pelo contato com secreções corporais contaminadas.
Essas doenças provocam feridas, corrimentos e verrugas nos órgãos genitais. Também podem surgir também nas mãos, olhos e língua. Há, ainda, a possibilidade de outros sintomas, como dor pélvica, ardência e ínguas.
Contudo, com o tratamento, exceto ainda nos casos de Aids, a cura é possível. De qualquer maneira, há uma melhora na qualidade de vida e a quebra da cadeia de transmissão.
Prevenção e sexo seguro
Primeiramente, o uso de preservativos é o método mais eficaz para a prevenção. Do mesmo modo, previne outras doenças, como as hepatites virais B e C, além de evitar uma gravidez indesejada.
Mais do que apenas usar os preservativos, sejam masculinos ou femininos, o sexo seguro envolve outras condutas. Algumas medidas importantes são a imunização e os exames preventivos, assim como a auto-observação. É fundamental, inclusive, o diálogo com o parceiro ou parceira, no sentido de observar uma prática sexual segura.
Dezembro Vermelho: onde procurar assistência em Uberlândia
De acordo com os dados, Uberlândia possui uma extensa rede de hospitais, laboratórios clínicos e centros de atendimento. Ainda conta com o atendimento gratuito no Ambulatório Herbert de Souza, para detecção do vírus HIV e Hepatites.
O ambulatório fica localizado à Rua Avelino Jorge Nascimento, n° 15, no Bairro Roosevelt. O teste é sigiloso e pode ser feito diariamente, das 7h às 11h ou das 13h às 16h. De acordo com o informado, o resultado fica disponível entre 15 e 20 minutos. Afinal, em caso de contaminação, deve se iniciar o tratamento imediatamente.
O Dezembro Vermelho é estratégico devido ao início do verão e das férias escolares. Ainda mais para os jovens, em função da menor adesão aos métodos de prevenção, nessa fase da vida.
Portanto, esteja atento, seja prudente e preserve sua saúde e daqueles que ama!
Mater Dei Santa Genoveva: atendimento de qualidade e humanizado, amplo corpo clínico e tecnologia diferenciada.