Dengue: a batalha contra o mosquito
Com o objetivo de mobilizar a população e garantir que não apareça novos focos do Aedes aegypti, foi criado o Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado no último dia 23.
Que estamos enfrentando uma das maiores epidemias de dengue dos últimos tempos, não é segredo para ninguém. Para se ter uma ideia, só em Uberlândia já foram registrados mais casos da doença do que em todo o ano de 2018. A cidade tem a maior incidência da doença entre as cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
Uma das maneiras de impedir o surgimento de novos casos, é cuidar para que não haja a proliferação de novo criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil teve só no ano de 2019 o maior número de casos de dengue da América Latina. O estudo foi realizado entre os meses de janeiro e outubro. Segundo o levantamento, mais de 2,7 milhões de casos de dengue foram registrados no continente latino. Montante que está 13% acima do registrado em 2015.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado no dia 18 de novembro, até o momento, Minas Gerais registrou 484.779 casos prováveis de dengue, 153 óbitos em 47 municípios e 94 óbitos permanecem em investigação.
2019 foi o ano em que várias cidades do país enfrentaram uma das piores epidemias de dengue nos últimos tempos. Mas engana-se quem pensa que não precisamos mais nos preocupar com ela. O período chuvoso, acompanhado de temperaturas elevadas, é o clima ideal para o mosquito da dengue.
Dicas de como combater o mosquito da dengue:
1- Tampe os tonéis e caixas d’água;
2- Mantenha as calhas sempre limpas;
3- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
4- Mantenha lixeiras bem tampadas;
5- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
6- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
7- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
8- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.