Câmara Hiperbárica: o tratamento que ajuda a curar ferimentos graves
Mantendo a trajetória de pioneirismo que carrega consigo, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar utiliza, desde 2011, tratamentos com Câmara Hiperbárica. O objetivo, usar uma tecnologia de ponta capaz de acelerar processos de cicatrização de ferimentos e infecções graves.
Esse tipo de tratamento foi criado no século XVI, na Itália. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), tratamentos nesse tipo de Câmara utiliza apenas oxigênio e alta pressão para tratar ferimentos, queimaduras extensas e infecções.
A Câmara Hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, pressurizado com oxigênio puro ou ar comprimido. Ainda de acordo com a SBMH, a Oxigenoterapia Hiperbárica é um recurso tecnológico no qual o paciente respira oxigênio puro, ou seja, 100%, enquanto é submetido a uma pressão superior à pressão atmosférica.
Segundo o Ortopedista e Médico Hiperbarista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Luiz Fernando de Freitas, esse recurso provoca uma melhora significativa nos tecidos danificados. “Quando a lesão é muito grave, o organismo do paciente tem dificuldade de levar sangue na lesão, o que causa a necrose tecidual. Durante o tratamento hiperbárico, o paciente fica na Câmara por uma hora, respirando oxigênio puro. A pressão interna é três vezes maior do que a que estamos acostumados, o que faz o bombeamento de sangue com oxigênio, estimulando a recuperação dos tecidos”, explica.
“A Câmara Hiperbárica foi uma grande conquista para o Complexo Hospitalar. Recebemos diariamente pacientes oriundos de outros hospitais de Uberlândia, inclusive de hospitais de outras cidades. Aqui nossa equipe é composta de quatro médicos Hiperbaristas, o que faz do Santa Genoveva referência no assunto”, completa.
Indicações
A Câmara Hiperbárica consegue produzir uma série de efeitos terapêuticos, como: combate às infecções bacterianas e por fungos, normaliza a cicatrização de feridas crônicas e agudas, potencializa a ação de alguns antibióticos, ativa as células relacionadas à cicatrização de feridas complexas, dentre vários outros benefícios.
Contraindicações
O tratamento hiperbárico é contraindicado para pacientes gestantes, com sinusite e/ou infecções das vias aéreas.