Novidades

Anestesiologistas do Mater Dei Santa Genoveva publicam artigo em revista especializada

Recentemente, o Jornal BJAN, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA, publicou um artigo que contou com a participação dos médicos anestesiologistas do Mater Dei Santa Genoveva, Dr. João Paulo Jordão, Dr. Celso Eduardo Rezende e da residente em anestesiologia, Dra. Flávia Assis.

Com o tema “Midríase não reativa após infusão de rocurônio em pacientes com COVID-19: uma série de casos”, o artigo reforça sobre o uso rotineiro de Agentes Bloqueadores Neuromusculares (BNMs) em pacientes sob ventilação mecânica devido à Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), que ainda causa debate.

O que dizem os especialistas

“A importância desse trabalho é mostrar que frente a um quadro de uma dilatação pupilar na UTI e se o paciente estiver utilizando essa medicação pelo médico ou assistente, ele deve pensar no que causa. E como começou a ser muito frequente o uso contínuo e muito prolongado desses medicamentos, a gente começou a ver os efeitos colaterais que antes eram muito pouco conhecidos” , explicou o Dr. João Paulo.

A Dra. Flávia Assis, residente em anestesiologia, também falou um pouco sobre o estudo. “Creio que esse achado corrobora para mudança de um antigo paradigma em relação a essa medicação, adicionando mais um diagnóstico diferencial ao rol de diagnósticos para pacientes graves com midríase, que estiverem em uso de rocurônio contínuo.

Compartilhar