Você está atento à sua saúde?
Santa Genoveva Complexo Hospitalar conscientiza sobre o Dia Nacional do Câncer. Estudos apontam que em 2030 haverá 27 milhões de novos casos da doença.
Considerada a segunda principal causa de mortes no Brasil e no mundo, o câncer perde apenas para as doenças cardiovasculares. Por esse motivo, 27 de novembro passou a ser conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi instituída com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e conscientizar para a prevenção do surgimento da neoplasia maligna, uma vez que existem mais de 200 tipos de cânceres.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o câncer foi o responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018 no mundo, o que significa que uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2030, haverá 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com o câncer.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam uma ocorrência de 640 mil novos casos de câncer no biênio 2018-2019. Mesmo com o possível diagnóstico, diversos óbitos podem ser evitados caso haja o descobrimento precoce da doença.
Os tipos de câncer mais comuns na população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de óbitos é o câncer de mama. Já nos homens, o principal é o câncer de pulmão.
Segundo a oncologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, mais importante do que lembrar de fazer os exames de rastreio, é manter um estilo de vida saudável. “Alimentação balanceada com diminuição de enlatados, embutidos e alimentos ultra processados, atividade física regular, não fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Para pessoas de pele clara, também é importante lembrar da proteção solar. Além disso, todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografia anual. Homens acima de 50 anos precisam realizar PSA e toque retal anual. A colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos para homens e mulheres, e deve haver um acompanhamento médico individualizado em caso de história familiar de câncer”, afirma.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento das neoplasias, como fatores genéticos, tabagismo, obesidade, má alimentação, sedentarismo, exposição ao sol e agentes tóxicos por período prolongado.
Quais os tipos mais comuns?
Pesquisas do INCA apontam que os cânceres mais comuns no Brasil, são:
* Câncer de pele;
* câncer de próstata;
* câncer de mama;
* câncer de cólon e reto;
* câncer de pulmão;
* câncer de estômago.