Novidades

Conscientização da Cardiopatia Congênita

O dia 12 de junho foi escolhido como o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita e tem por objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

A cardiopatia congênita é uma má formação cardíaca que ocorre durante o desenvolvimento do feto. Podendo acontecer de diferentes maneiras, por exemplo, com uma comunicação anômala entre os átrios direito e esquerdo (comunicações interatriais).

O diagnóstico precoce é uma realidade, uma vez que as cardiopatias congênitas podem ser detectadas ainda em vida fetal. Os exames de ultrassom morfológicos realizados nos primeiros períodos de gestação conseguem fazer o rastreamento de anormalidades cardíacas. Em caso de suspeita, um ecocardiograma do coração do feto é solicitado pelo médico.

Em cardiopatias consideradas graves, as chances de sobrevida da criança aumentam consideravelmente com o diagnóstico precoce. O tratamento varia conforme o quadro apresentado pelo bebê. Enquanto algumas cardiopatias congênitas só precisam de acompanhamento até o seu desaparecimento espontâneo, outras podem precisar, inclusive, de intervenção cirúrgica. Em alguns casos o bebê pode sofrer intervenções ainda no útero.

Os sintomas considerados mais comuns dessa enfermidade são falta de ar, cansaço, pontas dos dedos e lábios azulados, sudorese, modificação no formato do tórax e dedos em forma de baqueta de tambor.

Não há prevenção, mas certos cuidados durante a gravidez podem ser importantes. Antes de engravidar, quando programado, é interessante que se procure um obstetra para verificar a saúde e, também, receitar possíveis vitaminas necessárias para o momento. Além disso, o acompanhamento médico durante o desenvolvimento do feto é essencial!

Ficou com alguma dúvida? Converse com o seu médico e faça todos os exames necessários no pré-natal!

Nosso corpo clínico é composto por excelentes obstetras que prezam pela saúde da mãe e do bebê com toda estrutura adequada, necessária e voltada para o atendimento do cardiopata 24 horas com UTI pediátrica e neonatal capacitada no atendimento desde 2006.

Caso ainda não tenha escolhido o seu médico, dê uma olhada em nosso site: https://santagenoveva.net/corpo-clinico/#ginecologia-e-obstetricia

Compartilhar